Na realidade, esse procedimento (que tanto assusta) é muito mais simples do que aparenta. Para auxiliar você no processo de migração de conteúdo, o Dicas de Hospedagem preparou este tutorial. Com apenas quatro passos, você conseguirá enviar todo o conteúdo do serviço antigo para o novo de hospedagem.
1 – Fazer backup dos arquivos do seu site
Para começar, você deve fazer backup do conteúdo que está hospedado na empresa antiga. O backup pode ser feito pelo próprio painel de controle do seu site. O local varia de acordo com o software que você usa (como cPanel ou Plesk), mas normalmente está identificado como “Backup”. Uma dica: é bom manter uma cópia de segurança desse conteúdo em local seguro para o caso de acontecer algum problema no processo de troca de empresa de hospedagem.
2 – Transferir os arquivos via FTP
Após fazer o backup de todo o conteúdo que publicou até o momento, chega a hora de fazer a transferência. Há duas formas de fazer a transferência dos arquivos do domínio antigo para o novo: via FTP ou via a opção “Domínios de Transferência”. Normalmente o tempo de transferência varia do tamanho do conteúdo do site, mas a média é de 1 a 3 dias.
3 – Faça os testes necessários para ver se está tudo ok com o seu site
Depois de fazer a transferência do conteúdo do seu domínio, é preciso fazer alguns testes para ver se a nova configuração está funcionando perfeitamente. Isso é possível por meio de um endereço provisório do seu site (normalmente algo da intranet da empresa de hospedagem). Verifique se está tudo ok. Se estiver, vá para a última etapa do processo.
4 – Modifique o DNS do seu domínio
A última etapa é fazer a mudança do protocolo de DNS do seu site. Isso é feito no Registro.br (no caso de site com domínios nacionais) ou no site da empresa que você comprou o domínio (no caso de domínios internacionais).
Pronto! A partir desse momento, o seu site (inclusive URL) está hospedado na CWMHOST. Só um alerta: apesar de ser um processo relativamente simples, há chances de ocorrer problemas (principalmente com iniciantes). Por isso, é bom pedir ao nosso suporte para que faça a migração. Isso pode facilitar (e muito) a sua vida.